Direito humano n° 1

A tristeza e a lágrima: Texto muito especial que fiz num momento muito especial

Rafaela Rita de Oliveira
2 min readFeb 23, 2023

Esse texto é sobre o choro. A expressão mais humana possível. Não há ninguém nesse mundo que seja inchorável. Pessoas choram, cachorros choram, os gatos eu não sei. Mas o céu chora. E até a viola chora.

Mas o ser humano, por descuido ou desencontro, insiste em ser inchorável.

O ser humano nunca será inchorável. E essa luta incansável faz com que ele se afogue em todas as lágrimas não choradas.

Chorar nos faz livres. Livres de culpa, ressentimento, mágoas, corações partidos, angústias e quaisquer outras prisões. Chorar faz com que libertemos muitos de nossos egoísmos. O choro traz a tona nosso lado humano. Chorar reconcilia, traz abraços. Chorar nos faz leve.

E eu queria entender porque fomos criados em um mundo onde não podemos exercer nosso direito humano n°1.

Desde pequenos ouvimos. “Não precisa chorar!” “Engole o choro!”. Essa e mais frases estúpidas que tenho PAVOR.

Em um momento de nervos à flor da pele eu acabei gritando com uma criança muito querida. Logo após isso ele foi chorar em outro canto.

Fiquei dilacerada. Mas feliz por ele. Porque ele chora. E pensei “Espero que nunca te tirem isso.”

E à todas as pessoas do mundo:

Sempre lutem pelo seu direito de sentir tristeza.

--

--