Uma vida que vale a pena ser vivida

Em uma abordagem recente da psicologia, o psicólogo Steven Hayes cunhou, brilhantemente, a Terapia de Aceitação e Compromisso, ou Acceptance and Commitment Theraphy, ou simplesmente ACT.

Rafaela Rita de Oliveira
2 min readMay 23, 2024

De maneira simples, a base da ACT propõe que nós ampliemos nossa flexibilidade psicológica, ou seja, a habilidade de se ajustar às circunstâncias, trabalhar emoções difíceis e manter o equilíbrio mesmo diante de situações estressantes.

Uma das vértices do hexágono de flexibilidade psicológica é a aceitação. Logo, posso dizer que aceitação, aqui, não tem nada a ver com resignação, ou seja, não é sobre uma mulher em um relacionamento abusivo aceitar ser abusada, mas é sobre ela poder aceitar seu desconforto e agir. Portanto, aceitação “não é um passeio no parque, mas uma viagem turbulenta guiada pela bússola dos valores”.

E, da mesma forma, há a vértice dos valores. Valores são o chão pelo qual escolhemos caminhar durante a vida. Uma direção a ser seguida. Atualmente, tenho uma noção dos meus valores, mas muitos deles são clarificados durante a experiência.

Tudo isso visando nos conduzir a ações que refletem o que é, realmente, importante para nós. E o que faz sentido. Ainda que, no meio do caminho, haja dor, porque ela “inevitavelmente acompanha uma vida rica e cheia de sentido”.

Ter clareza sobre meus valores me ajudou em muitos momentos. Vez ou outra, vivendo em um mundo globalizado e capitalista, me questiono se a direção que sigo ou se cada escolha que faço é realmente, certa. Na ACT, não costuma-se incentivar o questionamento sobre certos e errados, e sim, sobre: Isso condiz com o que é importante pra mim?

Todos esses conceitos são, de forma bem simplificada, o que a ACT propõe. Mas como também conta a abordagem, você pode escolher o que faz mais sentido para você, viver como for. Encare esse texto como reflexão, não regra.

De certo, ao longo da minha vida, eu senti dor. Senti felicidade também. Senti alegria, saudade, tristeza, solidão, ansiedade, amor. Uma porção de emoções e sentimentos que constituem histórias a serem contadas, de uma bela vida sem grandiosidades materiais, mas que, com certeza, valeu a pena ser vivida até aqui.

E como disse Tiago Alfredo Ferreira: Você já está vivendo a vida que vale a pena ser vivida. Pode ser que só não seja a etapa mais gostosa de se viver. Mas vai por mim: Vale a pena esperar.

--

--